Malhe Pedalando
Se você comprou uma ergométrica é porque tem a intenção de entrar em forma. Mas intenção não deixa ninguém mais magro ou com os músculos definidos. Bicicleta ergométrica não tem um design atraente para servir de objeto de decoração nem é apropriada para você pendurar roupas.
Sendo assim, deixe de preguiça e use sua bicicleta para entrar em forma e ter mais saúde. Mas siga atentamente as instruções da educadora física Ana Paula Dutra para não se machucar e tirar o maior proveito possível da sua magrela estática.
Ajuste-se
Ajuste a Bicicleta: Antes de subir na bicicleta, ajuste a altura do banco. É importante que o selim fique numa altura onde a sua perna fique com o joelho semi-flexionado. Se, ao executar os movimentos, você esticar excessivamente a perna, pode ter os joelhos prejudicados.
Postura: Nada de ficar caído, sem vontade. Lembre-se de que essa posição prejudica sua coluna. Mantenha as costas retas e segure no guidão. Caso a bicicleta tenha base no guidão, você pode apoiar os braços; sempre mantendo a coluna reta.
Treino e Condições Físicas
Antes de começar qualquer atividade, você precisa ter noção de como está seu condicionamento físico. Se você é um iniciante, o primeiro dia de treinamento deve ser leve: pedale com carga mínima, por 20 minutos.
No segundo dia, aumente um pouco a duração das pedaladas até chegar, progressivamente, aos 40 minutos. Faça um treino aumentando a intensidade e diminua em seguida. Comece com um aquecimento de cinco a 10 minutos. Num ritmo leve, com carga mínima. Em seguida, aumente um pouco a carga, pedale mais um ou dois minutos. Você vai sentir que a atividade está mais pesada e que está fazendo mais força. Diminua novamente a carga, pedale mais dois minutos para se recuperar. Intercale essas seqüências por 30 ou 40 minutos. Antes de parar totalmente, faça um desaquecimento pedalando cinco a dez minutos com carga e velocidade leves.
Benefícios da Ergométrica
A prática de exercícios físicos em geral é bastante benéfica para a saúde. No caso específico da bicicleta ergométrica, a primeira vantagem a ser percebida é a melhora do condicionamento físico.
Isso acontece porque o coração fica mais forte e vai precisar bater menos vezes para cumprir suas funções. Em conseqüência, o órgão vai ficar menos estressado e funcionar melhor. Ainda falando de coração, a prática de um exercício como a ergométrica atua na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol no sangue. Isso diminui as chances de a pessoa ter problemas de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
Esteticamente, o uso da bicicleta ergométrica beneficia pernas e bumbum, uma vez que fortalece os músculos dos glúteos e das partes anteriores e posteriores das coxas. Além disso, pedalar também queima gordura e possibilita a perda de peso.