AAF Mantém Tradição na Vila dos Lavradores

Apesar de não fazer parte da programação oficial do Carnaval da Cidade em 2010, o desfile dos blocos da Associação Atlética Ferroviária (AAF) e Cornatchos, realizado na Rua Major Mateus, no sábado, 13, deu o que falar. O empenho dos dois grupos de foliões impediu que a tradição do desfile na Vila dos Lavradores fosse quebrada.

Em uma noite quente, com a presença da Prefeitura, que auxiliou no desvio do trânsito, centenas de moradores do Bairro assistiram atentos ao desfile e aplaudiram os dois blocos. O evento foi marcado pelas crianças, que compareceram fantasias e munidas de confete e serpentina.

Ao som do samba enredo que homenageou a antiga escola “Luis Gama”, a AAF desceu a rua com aproximadamente cem integrantes. A requintada comissão de frente, formada por seis casais, vinha acompanhada da estudante Mariana Balarim (11), com uma sincronizada coreografia.

Mais atrás, a porta-estandarte, a ala das crianças e da Cia de Dança de Salão “Professor Fábio”, além da porta-bandeira, ala dos foliões e o caminhão alegórico com senhoras do Centro de Lazer Nova Aurora e a estudante Yasmin (11), em destaque no ponto mais alto do caminhão.

Segundo Fábio Henrique Gonçalves, um dos coordenadores do bloco da AAF e responsável pela coreografia, o desfile atendeu às expectativas. “Foi muito bonito, valeu a pena as semanas de ensaio. As pessoas que nos prestigiaram, devem ter gostado. A coreografia das alas foi baseada no samba, que homenageou a tradicional escola Luis Gama”, disse.

De acordo com Joaquim Pereira, assessor social da AAF e coordenador do bloco, o desfile na Major Mateus serviu como um ensaio geral para o evento na Avenida Dom Lúcio. “Fizemos um grande ensaio, e ficou tudo muito bonito. Sou morador do Bairro há 42 anos, e está sendo ótimo manter a tradição do Carnaval aqui”, comenta. “Nossa intenção é que os moradores saíssem às ruas para brincar. O desfile está muito organizado e contamos com o apoio de todos”, completa.

O presidente do clube, João Chavari, também marcou presença na Major Mateus. “A festa está muito bonita e bastante organizada. Contamos com o apoio da Prefeitura, nas pessoas do Vicente Ferraudo, Priscila Ribas e o próprio prefeito João Cury, que nos apoiaram e proporcionaram que estivéssemos aqui hoje”, disse.

O diretor social da AAF, Domingos Chavari Neto também esteve presente e participou, ao lado de sua esposa, Iraci Chavari, da comissão de frente. “Quando foi divulgado que não haveria Carnaval na Rua Major Mateus, muitas pessoas vieram nos procurar dizendo que uma tradição seria quebrada. Unimos esforços e conseguimos desfilar. Valeu muito a pena”, completa.

AINDA NÃO É UM SÓCIO?