Em breve, a Associação Atlética Ferroviária (AAF) iniciará sessões de Yoga Massagem Ayurvédica. Entenda melhor os benefícios da massagem em entrevista com o professor Carlos Rocha.
AAF – Quais benefícios para a saúde a prática do Yoga proporciona?
Prof. Carlos – Primeiramente, o Yoga não é uma prática e sim uma filosofia de vida. Sendo e tratando dessa forma, percebemos que os benefícios são inúmeros. Fisicamente nota-se uma melhora na flexibilidade, postura, resistência muscular. Já mentalmente percebe-se que conseguimos controlar ansiedade, estresse e até mesmo algumas fobias. Finalizando, os focos e ganhos são muitos, porém cada aluno já vem com algum tipo de objetivo, assim acredito que o Yoga sempre se encaixa aos padrões e interesses de cada um sendo que não é você que se adapta ao Yoga, e sim o Yoga que se adapta a você.
AAF – Há limitação de idade para a prática?
Prof. Carlos – Nenhuma. A criança a partir do momento que entenda o que faz, até mesmo a pessoa mais idosa que esteja disposta. obviamente que podemos criar grupos e dividir por idades. Quanto as limitações e restrições, praticamente não há nenhuma, já que o Yoga é uma uma filosofia que é composta de asanas (movimentos) terapêuticos. Claro que para cada indivíduo com limitações, uma boa referência médica só acrescenta.
AAF – O que é Massagem Ayurvédica? Quem pode fazer?
Prof. Carlos – A Yoga Massagem Ayurvédica é uma técnica criada pela indiana Kusum Modak e ela consiste no casamento perfeito entre a Iyengar Yoga e a Massagem Ayurvédica tradicional. Nessa massagem o praticante receberá toques profundos e vários alongamentos extraídos do Yoga e a intenção é realmente devolver os movimentos naturais do seu corpo, a sua circulação volta à atividade normal, e com isso você tem a saúde plena do seu corpo, sendo isso o foco principal dessa técnica.
As massagens serão feitas na AAF, inicialmente aos sábado, das 16 às 18 horas. Inicialmente será aberta um turma, mas ainda que a lista já esteja preenchida, basta procurar a Secretaria de Esportes e manifestar interesse. Há a possibilidade da abertura de novas turmas.
Investimento: R$ 30,00 mensais para sócios.