Aos 14 anos, a jovem Natalia Araújo Vieira, da Escola Municipal “Luiz Tácito Virgínio dos Santos”, no Jardim Flamboyant, região Norte de Botucatu, entrou pela primeira vez em uma quadra de tênis de campo e acompanhou de perto um jogo tinha apenas conhecido pela televisão. “Gostei muito, acho que é um esporte que talvez combine mais com minha personalidade”, afirma.
Natalia e mais de 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino agora fazem parte do “Tribos do Esporte de Botucatu”, um projeto piloto promovido pela Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ele busca aproximar crianças e jovens da vivencia e prática das modalidades esportivas que a Cidade oferece, desde os de aventura até as mais tradicionais.
Até a próxima sexta-feira (24), os estudantes de 18 escolas municipais, irão à Associação Atlética Ferroviária (AAF) divididos em dois períodos, das 8h30 às 10 horas e das 14 às 16 horas. Na oportunidade eles irão assistir a um jogo oficial de tênis e conhecer as regras da modalidade.
Todos os jogos serão feitos por tenistas profissionais botucatuenses de forma voluntária. Esse time de voluntários é composto por Gisele Bertoloni , Patrícia Cardoso, Isaias Baptista, Marcelo Martins, Matheus Benine, Guilherme Alvarenga, Edson Carvalho, Ademir Fioreto, Caio Akira, Fábio Iamanati, Malu Astolfi, Vera Rebello, Thiago Rogani, Pedro Oliveira, Thais Hiroki, Caroline Arruda (Guga), Guilherme Colauto e Daniel Calille.
Para Gisele Bertoloni, coordenadora de atividades esportivas da Secretaria Municipal de Educação, esta é uma oportunidade de todos os estudantes conhecerem a modalidade. “O tênis não é uma modalidade muito barata por isso, muitas pessoas acabam não tendo tanto acesso a ela.
A intenção desse projeto piloto é trazer as crianças para vivenciar esta modalidade, assistir uma partida oficial, conhecer as regras e também a preparação dos atletas e as roupas adequadas para a prática”, explica. “Depois do tênis de campo a intenção é levar as crianças para conhecer o trekking, um enduro a pé de regularidade, que muitos adeptos em na Cidade”, completa.