Uma grande festa marcou a manhã do último dia 10, com a solenidade de formatura do primeiro e segundo trimestre de 2013 do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e Violência (Proerd), promovido pela Policia Militar. O local escolhido ao encontro foi o ginásio de esportes da Associação Atlética Ferroviária (AAF), que contou com a presença de várias autoridades, pais e profissionais da Educação.
Com as arquibancadas lotadas, cerca de 1,2 mil alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino, além do Colégio Santa Marcelina e Obra Madre Marina Videmari, participaram do evento. Neste ano, o projeto abrangeu apenas os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental de cada unidade escolar.
Na abertura do evento, alunos da Unidade Sócio Educativo do Jardim Aeroporto, sob a coordenação da professora Viviane Andrade, apresentaram dois números de dança, que contagiaram o publico presente.
Durante a cerimônia também foi realizada a entrega de medalha para um aluno de cada classe que se destacou na produção de uma redação em sala de aula. O tema deste ano foi Nossas crianças de bem com a vida.
Para o presidente da Câmara Municipal, Ednei Lazaro da Costa Carreira, o Proerd é uma semente plantada pela Policia Militar nas escolas. “Cabe aos pais, a família, regar esta semente, para que possamos no futuro colher os bons frutos, que são os nossos filhos longe das drogas”, comenta.
A secretaria de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, ressaltou a parceria da Policia Militar e as escolas públicas e privadas, trazendo o bom exemplo e companheirismo para os alunos. “Temos muito que agradecer. Esta parceria é muito valiosa, pois traz um conforto e também um comprometimento para os pais e responsáveis, na luta contra este mal que é a droga e a violência”, conclui.
Sobre o Programa – O Proerd é um programa cooperativo entre a Policia Militar, pais, escolas e a comunidade, visando orientar o procedimento de crianças e adolescentes diante da oferta de drogas, principalmente álcool e cigarro, as conhecidas drogas lícitas. Tal estratégia estimula o diálogo entre pais e filhos, bem como a inclusão do assunto e outros como cidadania e qualidade de vida, de forma transversal no currículo escolar, sempre contando com a ajuda do corpo docente.
O Proerd é também um programa educativo preventivo, onde o policial militar ministra lições semanais para crianças, fortalecendo as habilidades necessárias para que as crianças saibam se posicionar perante a oferta de drogas. Autoestima; A pressão da mídia e dos colegas; Alternativas ao uso das drogas; Cidadania e Consequência no uso, são alguns dos temas aborados.