Pós-graduanda do IB, que treina na AAF, é medalhista nos Jogos Universitários

que treina na AAF
que treina na AAF

FLAVIA ALUNA DO IB MEDALHISTA NO JOGOS UNIVERSITARIOS 1 Pós-graduanda do IB, que treina na AAF, é medalhista nos Jogos UniversitáriosFlávia Bessi Constantino, estudante do programa de doutorado em “Biologia Geral e Aplicada” do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu, conquistou o segundo lugar nos 200 metros nado peito na 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, maior competição universitária da América Latina, que segue até o próximo dia 29, em Goiânia (GO). Ela ainda obteve um quinto lugar nos 100 metros nado livre e sexto lugar nos 50 metros nado livre.

Formada em Ciências Biológicas pela Unesp, Flávia pratica natação desde os 11 anos. Aos 17 optou seguir uma carreira longe do esporte. “No meu terceiro ano de faculdade o pessoal da Medicina me convidou para treinar natação com eles. Foi aí que voltei a nadar, agora como um hobby”, conta.

Hoje, aos 26 anos, a bióloga treina nas piscinas da Associação Atlética Ferroviária (AFF) de segunda a sexta-feira, além de exercícios em academia pelo menos quatro vezes por semana para evitar lesões. “É preciso de muita disciplina para conciliar o esporte com a vida acadêmica, no entanto um acaba complementando. Acredito que com a pratica de esportes consigo me concentrar melhor em minhas atividades diárias, além de me sentir muito mais disposta”, garante.

Na faculdade, Flávia trabalha em um projeto que analisa possíveis alterações causadas pela programação fetal por restrição proteica em animais jovens, além de observar se essas alterações persistem na vida adulta. “Faço pesquisa para que, com os resultados obtidos, possamos conhecer um pouco mais sobre a biologia e assim auxiliar talvez no desenvolvimento de novos fármacos que ajude no tratamento da população. Sempre gostei de trabalhar em coisas que possam melhorar a vida de outras pessoas”, argumenta.